4.12.08

"Formiga faz bem pra vista"

Eu devia ter cinco ou seis anos e a única coisa que lembro é da merendeira na porta da sala de aula - a merendeira era alta e muito branca - segurando uma bandeja de laranjas e dizendo aquela máxima que se tornou inesquecível: formiga faz bem pra vista.

Devorei as laranjas com entusiasmo - junto de todos os meus colegas, aliás - e fiquei com aquela idéia.

Só depois de anos fui entender toda a situação que hoje parece evidente para qualquer espertinho: as formigas invadiram as frutas e, para não haver desperdício - tratava-se de uma escola pública - a ficção foi inventada. Mas o curioso é que a ficção se tornou absolutamente verdadeira para mim.

Como nos grandes livros.

Ainda hoje, quando meu primo pegou qualquer fruta reclamando de umas formigas, eu lembrei da velha merendeira:

Você não sabe que formiga faz bem pra vista?

É mesmo?

Depois que passei no Mestrado, a minha família acredita em tudo que eu digo. Duvidar das minhas verdades é como destruir o próprio orgulho. Confirmei:

Você não sabe nada. Isto se aprende na escola. Faz muito bem. Mal é que não faz.

Um comentário:

mileumanotas disse...

victor, o meu ai dizia a mesma coisa... será que isso é uma máxima sulista? fiquei na dúvida, em todo caso, nunca ouvi os cearenses comentando sobre, só os gaúchos... bez