26.6.09

Filosofia Fácil [divulgação]

Fui convidado pela III Semana de Filosofia Fácil da UFSC para ministrar um curso de filosofia contemporânea para pessoas muito ocupadas, ou seja: não-filósofos, de modo geral. Aceitei o convite de pronto. O curso será de 3/hs aula - com um intervalo de 1 hora para o chá - e acontecerá na palco do bosque, atrás do CFH. Abaixo, segue a ementa. Outras informações, aqui.

EMENTA: De Deus aos nossos dias: breve história da filosofia; Pós-tudo, o nada e vice-versa; A metáfora da cebola e o impossível; O espelho deformador: outra metáfora; Baudrillard pra não chorar: filosofia e felicidade; Deleuze, beleza: filosofia e felicidade; É e não é: ontologia e paradoxo; Seria inteiro se não fosse pela metade: o sofismo hoje; Estado de exceção e sociedade alternativa: paralelos entre Giorgio Agamben e Raúl Seixas [haverá audição de algumas canções do compositor]; Um texto é um texto; Ética ou etiqueta: algumas lições; Cada um é cada um: a noção de singularidade; A onda como procedimento.

Indispensável: levar um bloco de notas.

6 comentários:

Anônimo disse...

em três horas? a ementa é essa mesmo?

Anônimo disse...

ah, agora que entedi a piada. pensei que fosse sério. victor e sua veia piadística enganando os anônimos...

Andre disse...

triste eh uma pos-graduacao em que, de dez cursos oferecidos, 8 tem a mesma bibliografia. uma bibliografia que, alias, prega a diferenca...

Victor da Rosa disse...

é em duas horas, na verdade, pois uma hora é para o chá inglês. você não acha suficiente? mais que isto já vira pesquisa.

Pedro disse...

Posso fazer só a parte "Cada um é cada um: a noção de singularidade"?
É que estou ministrando um curso de duas horas, "Oposições entre Imanência e Demência", na Galeria da Capelinha e só posso dar uma saidinha de meia hora.
Tem certificado?

VanSchultz disse...

rsrsrsrsrs, mais um evento que leva a chancela do projeto Teins Tempo mô Nego!