4.11.09

Nove de Novembro às 19h

É engraçado que a data do lançamento da antologia tenha sido esta: 9 do 11 - novembro, no nome - às 19h do ano de 2009.

A principal idéia da antologia 99 poemas de Joan Brossa, como disse aqui, aproveitando o fato de que Brossa completaria 90 anos em janeiro de 2009 - Brossa nasceu em 19 de janeiro de 1919 - foi brincar com a idéia do número 9, que é importantíssimo na sua obra.

Quando falei desta idéia a Glòria Bordons, na Fundació Brossa, na mesma hora ela abriu um livro de Brossa e leu um poema sobre Wagner, cheio de brincadeira com os números.

Eu e o Ronald falávamos muito disso, mas entre nós apenas. O que há de material sobre Brossa publicado no país não acentua muito a questão dos números. Então o Vanderley Mendonça, editor da Demônio Negro, nos apresenta justamente esta data para o lançamento: nove de novembro às 19h.

A princípio é mais fácil pensar: ah tudo combinadinho! No entanto, quem sabe o que é o planejamento de uma edição de poesia no Brasil e o que é conseguir pauta em um bar de SP em pleno mês de novembro sabe também que existe um grande nível de acaso nisso.

Então eu e Ronald começamos a delirar por e-mail, naturalmente.

*
99 poemas lançados no dia 9 do mês 11

9 x 11 = 99

no ano de 2009


90 anos do nascimento de brossa


*

e às 19h

você viu só tudo isso?

não tinha pensado na mulplicação; incrível

mas fiquei pensando sobre isso da atribuição errônea:

novembro é mês onze mas tem nove no nome

19h é 7h mas tem 9 na numeração

e tem mais: é 90 de vida e 11 [!!] de morte

sorte nossa o número do bar ser 150, apenas. se fosse 99 eu simplesmente não iria pra sp, pois morro de medo destas coisas

*

uau! eu não tinha pensado nos outros números. às 19 horas: brossa nasceu no dia 19/1/1919. podemos inverter esses números e colocar: 1919/19/1. um palíndromo perfeito

*

pois então, olhando agora meu currículo, vi a espantosa coincidência que 99 poemas é o livro 19 que traduzo e publico. e olhando de novo o convite, deparo-me com o primeiro número do telefone do bar balcão, cujos somatórios sempre oscilam entre 1 e 9. que coisa demoníaca!

*

Então você se torna um neurótico e começa a olhar o nove em tudo, simplesmente. Pego o ônibus pra SP hoje às 21h30m. Preço da passagem: R$90,11. Taxa de embarque: R$ 1,90. Poltrona 9, só de raiva. Volto na semana que vem.

Beijos, até - 9 letras: b e i j o s a t é ...


4 comentários:

Oswald de Souza disse...

Já brincou de "noves fora"?
Refaça todos os cálculos fazendo "noves fora".
Cuidado para não ficar viciado. Como eu.

miimss disse...

Sim, muito Jim carrey isso. The number 19 agora...

casa china disse...

já foi numa loja de 1,99?

logo disse...

Oi Victor, A revista em 3D que nós te convidamos a participar, e que você postou um texto sobre cinema e arte foi finalizada e está disponível onleine pelo link:
http://www.youtube.com/watch?v=MV3w8U0tLQE


Para ler os textos basta parar o vídeo com o botão pause.
Os autores foram separados por cores:

Régis Rodrigues- branco.
Vitor Rosa- preto.
Mário Born- prata.
Dido Kruger- azul.
Nate Camozzatto- Vermelho.

Espero que gostes, se desejares alguma mudança no seu texto me avise através do e-mail: rrodrigs@gmail.com, os arquivos podem ser alterados a qualquer momento.



Abraços,
--
Régis Rodrigues
www.youtube.com/studiofelinos
studiofelinos.blogspot.com