21.12.09

Autoria a processo

A autoria - a mesma que nos garante um Currículo Lattes idôneo e que, em última análise, pode nos facilitar algum emprego - é uma espécie de fardo com a qual todo autor terá que conviver. Qualquer vanguarda que prega a aparição efêmera e a destruição acaba com a primeira retrospectiva de Duchamp. Os manifestos neoístas, mais contemporâneos, foram publicados no Brasil pela Conrad com a indicação mais ou menos incômoda, afinal: Copyright desta edição: Conrad Editora do Brasil Ltda. São poucos os artistas, enfim - e a idéia de artista neste debate já é uma pequena contradição - que conseguem dar uma resposta convincente ao problema da autoria. O Alexandre Nodari, aqui, a partir da idéia de pirataria, fez um lindo post sobre a relação entre autoria e internet.

Mas o que estou pensando é mais simples: a autoria é uma entidade abstrata que, curiosamente, acaba sendo maior do que o próprio autor. E isto pode ser comprovado de um modo mais simples ainda: não basta um autor dizer que aquele texto não é mais seu; assinado, o texto será seu sempre. Autores que começaram a publicar muito cedo, principalmente se forem meio neuróticos, terão que lidar com isso. Tenho um amigo que resolveu fazer doutorado sobre os primeiros contos de Murilo Rubião e na ocasião, naturalmente, os dois acabaram brigando: Murilo dizia que aqueles textos não lhe diziam mais respeito e meu amigo insistia na idéia de que eles eram importantes.

Por outro lado, e isto é inegável, a internet tem um caráter mais processual do que os meios impressos - mais do que a crônica, por exemplo, gênero mais efêmero, que funcionou de rascunho para muitos escritores, como Machado de Assis. Há textos que funcionam diferente com o tempo (dois meses ou duas horas) e muitas vezes só é possível perceber que você não quer assinar aquilo - não quer ser autor - depois de publicado. Então você simplesmente apaga. É pensando nisso que apago ou modifico posts sem marcar estas modificações. Você deixa de ser autor quando apaga? Em muitos blogs - blogs maiores, geralmente - estas alterações são marcadas. O Alexandre, que é muito atento a esta discussão, por exemplo, sempre marca as modificações que realiza. O Idelber Avelar também marcava. Fico me perguntando se isso não é, de algum modo, pagar tributo a uma idéia de autoria.

Um comentário:

Anônimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Toda la informacion que buscas sobre ganar dinero[/b]
Nosotros hemos encontrado la mejor guia en internet de como ganar dinero internet. Como nos ha sido de utilidad a nosotros, tambien les puede ser de utilidad a ustedes. No son unicamente metodos de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de metodos para ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]