24.1.10

Duchamp é Túlio Maravilha

Este negócio de comparar os artistas que gostamos com os jogadores de futebol que amamos acaba sendo um pouco viciante. Na caixa de comentários do blog do Guaciara, aqui, depois que o Lauro Mesquista postou os quatro vídeos do Rafa que indiquei aqui também, a galera desatou a delirar - e Pelé, quem é? e Garrinha, se pintasse? e Pollock, se jogasse futebol? Maradona é Baudelaire? Richarlyson é André Gide? O vício de fato pegou e lá pelas tantas alguém perguntou: e Duchamp, quem seria?

Túlio Maravilha não é nada francês, está claro, na verdade é bastante histriônico, mas eu acho que: pela provável falta de virtuosismo de ambos aliada, por outro lado, a um poder incrível de ofensividade - ambos não perdem tempo em campo, pode-se dizer; depois, por uma pretensa irreverência, como se diz, através de uma proliferação indevida de trocadilhos infames, já que não dá pra esconder que Duchamp também é meio bonachão; e especialmente por uma declaração de Túlio afirmando que o segredo no futebol é o modo como você se posiciona em campo, eu acho que, com todo respeito, Duchamp é Túlio Maravilha.



6 comentários:

Maloio disse...

ué, não tem dc? de futebol, eu, nem nada. abraço e ótima semana, maloio

Anônimo disse...

o Rychardyson está muito mais para Andy Warhol do que para qualquer outro artista. convenhamos!
E o Maradona seria o Van Gogh.

Victor da Rosa disse...

o gol de calcanhar é o bigodinho na monalisa.

rafael campos rocha disse...

caray victor! duchamp e túlio? mas o duchamp não é tão bronco não rapaz! bom, também não sei como eu posso querer QUALQUER embasamento teórico pra esse papo estapafúrdio.
é divertido paca! mas é estapafúrdio!
grande abraço e essa foi boa! uma tirada típica do próprio túlio!

Victor da Rosa disse...

hahahaha. e aquele negócio de que a monalisa tem o cú quente, você acha uma delicadeza?

rafael campos rocha disse...

cara, que comentário estranho eu fiz no seu blog! total túlio maravilha e duchamp. acho que eu estava lendo alguma bobagem que me influenciou. devia ser crítica de arte.