29.3.10

sobre o futebol

no futebol
como na dança
o limite
é fundamental

na ponta do pé
fica a imperfeição
ou o ballet não seria
esforço do chão

o drible deve ser
ponto exato onde
a perna do outro
não alcança

como uma linha que escapa
de sua insistente condição
de permanência

ou a esfera que cruza a área
segundo a curva determinada
de uma espera

PS. fazia tempo que eu não escrevia um poema. terminei este agora. estava com umas idéias para este poema desde uma conversa que tive com um amigo, em sp, sobre o messi, jogador do barcelona. porque eu achava - e ainda acho, decerto - que o futebol do messi não chega a ser estético. tem um pragmatismo meio cabralino. e tem toda aquela história de que o messi teve problema de crescimento. assim como garrincha, a habilidade do messi se deve a uma espécie de imperfeição. e que seu futebol carrega uma noção de ângulo, feito de linha. meu amigo me disse que uma das coisas que mais impressiona no messi é que, quando está com a bola, ele corre em direção ao adversário. não desvia, mas vai em direção. é meio agressivo. no fim, não consegui fazer um poema sobre o messi, como queria. foi ficando outra coisa.

5 comentários:

Í.ta** disse...

"a habilidade do messi se deve a uma espécie de imperfeição".

ótimo isto!

brincadeirinha sadia: já pensou ele no santos de hoje? rs...

aí vem aquele chato de sempre: mas na seleção ele não joga. claro que não. a seleção da argentina não é o timaço do barça... e maradona e guardiola são bem diferentes como treinadores :)

Í.ta** disse...

tá, eu sei que não comentei o poema.

sorry.

:)

Í.ta** disse...

ah, e o armando nogueira morreu. gostavas da "visão de jogo" dele? era o camisa dez da crônica esportiva, pra mim.

abraço!

Anônimo disse...

O mais impressionante do Messi, para mim, é algo que parece primário: o controle da bola. Ele é um dos poucos jogadores que me dão a impressão de que a bola está grudada no pé e que não tem como tirá-la de seu controle, por mais desequilibrado que ele pareça estar.

Anônimo disse...

o messi parece medir o tempo e o espaço que a bola está nos pés dele e que distância cada adversário está diante dele, aí quando menos se espera o messi já foi. coisa de canhoto, que parece jogar desajeitado, que parece que vai errar. já reparou como canhoto corre pra bater penalti parece que vai errar. MESSI MEDE