23.4.10

Dar a vez

O sistema do dar a vez - sistema esquecido entre homens e mulheres desde o surgimento do feminismo, mas cada vez mais presente em uma sociedade com tantas filas (trânsito, padaria, campo de futebol) - é afinal muito controverso. Na medida em que você dá a vez para outro, você está dando também a oportunidade do outro dar a vez a um terceiro. E digo mais: você está, de certo modo, mais do que dando uma simples oportunidade, segundo um funcionamento normativo muito subliminar, você está sugerindo ou obrigando mesmo o outro a dar a vez a um terceiro. É a lei da compensação que cria um impasse: se todos resolvem dar a vez, e sendo você o primeiro a ter cometido este ato de gentileza, digamos - gentileza que, segundo a nossa lógica, naturalmente, é um tiro certeiro no próprio pé - você será o último a chegar no destino desejado. É matemático. É por isso que as mulheres, no trânsito, sempre mais inteligentes do que os homens, jamais dão a vez a ninguém, com excessão das ambulâncias com sirenes ligadas. Dar a vez é contra a natureza.

7 comentários:

gilvas disse...

malvado hoje, ein? quase sempre cedo a vez, e, por outro lado, combato os gérsons que abundam no trânsito. acredito na gentileza, acredito que podemos dar a vez e o exemplo, e que o mundo pode convergir para uma energia melhor. soa hippie, ou mesmo bobo, mas eu prefiro acreditar.

ah, as mulheres me dão a vez, não raro, mas deve ser porque eu sou bonito, hehe.

Anônimo disse...

ei, eu dou a vez no trânsito quase sempre que estou atenta. já dei a vez pro gilvas, umas vezes, inclusive.
e dirigindo essa teoria de chegar por último não vale, primeiro pq não se trata de competição, e segundo pq, se tratando de competição, pode-se sempre ultrapassar. faço tantas ultrapassagens quanto dou a vez.

Victor da Rosa disse...

e você já ultrapassou alguém para quem tinha acabado de dar a vez? e você deu a vez para o gilvas porque ele é bonito? e me diz mais uma coisa: é bonito mesmo?

Anônimo disse...

é claro que eu dei a vez pro gilvas pq ele é bonito! ele é bonito mesmo, e por esse mesmo motivo eu o ultrapassei, assim poderia vê-lo mais um pouquinho.

acho que respondi as duas perguntas, certo?

Anônimo disse...

E tu já deu pro gilvas? Ou ainda não chegou a vez dele?

Polliana Araújo disse...

Tsc tsc tsc... que coisa feia! Dar a vez é algo muito bonito, viu?hahaha Apesar de ser uma lógica meio cruel com quem é gentil.

Mas te digo, nem sempre alguém pelo qual cedemos a vez, vai fazer o mesmo por outra pessoa. Tem muito ser egoísta nesse mundo. Egoísta e oportunista, enfim.

Bom,
divertido o seu estilo de escrita.
Agradeço sua presença lá no Intervenções.

Abração :***

Victor da Rosa disse...

obrigado, polliana. sempre passo lá no blog de vocês. outro abraço.