6.9.11

Carta de um leitor

Prezado Victor da Rosa:


1. Li, com sumo interesse, o texto que escreveu, com talento e arte, e que publicou no DC de hoje (Variedades, p. 3) porque tratou de uma instituição destinada a um efetivo engrandecimento das Letras no Estado.


Sua intenção? Corrija-me, por favor, se me equivoco: parece pretender exaltar o nada da ínclita ACL. Hesito porque você não revelou conhecer a obra de JORGE, Fernando, A ACADEMIA DO FARDÃO E DA CONFUSÃO: A Academia Brasileira de Letras e os seus "imortais" mortais. Se me equivoco, peço desculpas e torço que você tenha êxito no seu pleito e leve a ACL ao conhecimento dos artistas do Brasil ou, melhor, do mundo.


2. Ainda que não o conheça pessoalmente, permita-me fazer-lhe consulta. Tenho um currículo literário, que ouso enviar-lhe em anexo e que soma cerca de quatro mil páginas publicadas (Prêmio Jabuti, prêmio catarinense), sobretudo na área das Letras (literatura, língua e teoria literária), sobretudo do Estado de SC. Mas temo candidatar-me à ACL porque:




a) Outrora, revelando a intenção de candidatar-me a uma cadeira, sugeri-me que, na seleção, pesassem mais o número, a qualidade e a área das obras do que eventuais amizades pessoais. Um Acadêmico, profundamente ferido em sua imortalidade, escreveu a todos os Acadêmicos: "O F. ainda não passou pelo PROSSESSO SUSSESSÓRIO e já sugere alterações no SISTEMA PESSOAL VIGENTE". E quase todos aderiram ao princípio dele. Não cito o nome porque o Imortal já morreu.


b) Estranho que nem SALIM MIGUEL nem ALCIDES BUSS engrandeçam a ACL. Decepcionou-me uma afirmação de ilustre Acadêmica da ACL: "Pertenço a um CEB, cemitério de elefantes brancos".


c) Não acredito nas denúncias de FERNANDO JORGE, porque eventuais semelhanças podem ser meras coincidências.

d) No atual sistema, a quase totalidade dos Imortais pouco ou nada escreveu em termos de Letras stricto sensu.


3. Diante desse quadro, agradeço antecipadamente a gentileza de corrigir-me naquilo que erro e aconselhar-me se devo inscrever-me a uma das cadeiras da ACL ou não.


Fpolis, 05/09/2011. O.F.. 9963-XXXX (à noite)

Nenhum comentário: