14.6.13

São José dos Ausentes


 (publicado na Revista de Inverno do Diário Catarinense)

Quando lembro que uma das cidades mais frias do Brasil se chama São José dos Ausentes, pequeno município gaúcho com nome tão sugestivo, a lembrança vem sempre acompanhada de uma dúvida: as pessoas fugiram de lá no inverno?

Ainda não pesquisei a história da cidade, mas deve ser isso mesmo. Segundo o IBGE, a população de São José dos Ausentes é de 3.290 habitantes, menos do que a torcida do Guarani da Palhoça, e em nossa opinião aquelas pessoas têm ainda mais motivos pra sofrer. Quanto ao restante, decerto vazou. E a tendência é que fique só o São José mesmo, um santo.

A rivalidade entre gaúchos e catarinenses, que discutem pra definir quem tem o melhor time de futebol (eles ganham) e as mulheres mais bonitas (eles perdem), envolve também a disputa pela cidade mais fria do país. Os graus negativos são contados com a dedicação de um atleta batendo recorde em prova de 300 metros rasos. São Joaquim e Urupema, com seus 5 e às vezes 8 graus negativos, estão no páreo com a cidade gaúcha.














Dia destes, em Belo Horizonte, eu disse que sou de um Estado que de vez em quando neva e as pessoas ficaram chocadas. Mas eu disse só pra me vangloriar, pois nunca estive em São Joaquim. Na verdade, eu também me surpreendi um pouco quando descobri que nas duras esquinas de Lages, durante o inverno, as garotas de programa usam calça jeans, blusa de lã e gorro enquanto esperam seus clientes.

Tudo isso, no entanto, deve ser brincadeira de criança para um polonês, por exemplo, já que 20 graus negativos em Varsóvia é um clichê. Na Polônia, quando a coisa está feia, às 15h já anoiteceu. E minha bisavó, que adorava o inverno e poderia se chamar Santa Maria, vivia repetindo que “frio é psicológico.”

E qual é o lugar mais frio do mundo? Segundo descoberta recente, o lugar se chama Ridge A, fica a 600 km do Polo Sul, é mais alto do que La Paz, na Bolívia, e jamais foi habitado por nenhuma vivalma. Dizem que a média lá é de 70 graus negativos, em letra fria, literalmente, pois ninguém ainda foi conferir o que isso realmente significa. O que prova que São José dos Ausentes está no caminho certo.

E um bom inverno a todos!


Nenhum comentário: